narnia-sobrinho-do-mago
Bem vindo à Nárnia!

No primeiro livro somos apresentados não apenas a Nárnia, mas também a outros mundos. Charn o reino destruído e o Bosque Entre Dois Mundos, quero morar lá. Conhecemos a Feiticeira Jadis, também conhecida como Feiticeira Branca e descobrimos como Nárnia foi criada.

O começo da história se passa em Londres, com Digory e Poly entrando por engano no sótão da casa de Digory, onde seu tio, feiticeiro, está fazendo testes com porquinhos da índia, os enviando para um mundo desconhecido, como os porquinhos não podem voltar e contar o que tem do outro lado, ele quer enviar os garotos. Tudo vai muito bem até que ele os engana mandando Poly primeiro e Digory tem que ir para salvá-la, e aí a história finalmente se desenrola.

Eu achei o livro um pouco parado, mas não deixou a desejar, ele tem 100 páginas e a história tem começo, meio e fim apesar dos ganchos deixados por Lewis. Se você, assim como eu, só viu o filme de 2005, finalmente entende porque aquele guarda-roupa leva à Nárnia. Não vou te contar porque é spoiler.

tumblr_mn3mwlgElH1rlw0blo1_500

Minha edição é o Volume Único da Editora WMF Martins Fontes, a folha é branca e dá para ver do outro lado, mas nada que atrapalhe a leitura. Apesar de odiar a capa, convenhamos que ela é bem sem graça, amei as ilustrações, são lindas. Tem uma ilustração para cada livro e uma no começo de cada capítulo. Obras de Pauline Baynes, aqui tem algumas ilustrações que ela fez para o Lewis.
Existem duas formas de leitura para os sete livros: ordem de publicação e ordem cronológica (a ordem do meu volume). Fica a critério do leitor. Eu não sabia disso até pesquisar, mas a ordem de publicação é a seguinte:
  1. O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa
  2. Príncipe Caspian
  3. A Viagem do Peregrino da Alvorada
  4. A cadeira de Prata
  5. O Cavalo e seu Menino
  6. O Sobrinho do Mago
  7. A Última Batalha
Não faz muito sentido se você levar em conta que O Sobrinho do Mago narra acontecimentos que antecedem e explica algumas coisas que aparecem em O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa e O Cavalo e seu Menino narra acontecimentos que ocorrem no tempo descrito num parágrafo de O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa, ou seja, depois deste. Curiosidade do dia: a ordem cronológica foi sugerida por um leitor dos livros da série ao próprio Lewis! Aqui nessa página da Wikipédia tem a explicação certinha da ordem de leitura, foi de lá que tirei essas informações. 

Enfim, O Sobrinho do Mago foi um livro que adorei ler!


Deixe um comentário