Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.

- O JURAMENTO GOONY - 

Se você assim como eu é um alien e não sabe, Os Goonies foi um livro e um filme lançados em 1985, uma história original de Steven Spielberg. Minha mãe ama o filme e eu já conhecia a história apesar de não me lembrar de onde. Então, eu finalmente li. A história do livro começa quando os ricos da cidade querem hipotecar as casas do mais pobres, que moram nas docas, para transformá-las em um campo de golfe. As crianças estão tristes e entediadas porque aquele é o último dia delas na cidade e elas nunca mais vão se ver depois que seus pais perderem suas casas. 

A história toda é narrada pelo Mikey, ele tem 13 anos. Nesse dia eles resolvem explorar o sótão da casa do Mikey onde o pai dele, que trabalha no museu da cidade, deixou algumas coisas que não foram para exposição e nessa eles encontram o mapa do tesouro de Willy Caolho, que foi um pirata muito famoso por ter juntado muito dinheiro roubando e ele enterrou esse tesouro, existem várias histórias de pessoas que foram atrás, mas ninguém nunca encontrou nada, e então os Goonies decidem que aquela será a última aventura deles nas Docas Goon, já que eles nunca mais vão se ver: sair em busca do tesouro de Willy Caolho e se ele existir mesmo, salvar suas casas.


Esse foi um livro super gostoso e rápido de ser lido. Eu li em um dia. Gostei da escrita do James Kahn, além de ser narrado por um garoto de 13 anos, fala sobre amizade e fazer de tudo para não perder seus amigos, e temos várias outras obras, tanto do cinema quanto da literatura, são citadas durante o livro. Foi minha primeira leitura completa de 2015 e eu tô doida pra assistir o filme. A história te prende tanto que você vai querer ler até no escuro, acredite. Eu li no dia 03 e tinha caído uma chuva tão forte que deu um apagão, conforme foi anoitecendo eu queria continuar a leitura então pedi ajuda para lanterna, não é que ler assim deu até um clima de mistério pra história? Hahaha. E no final do livro é como se você fosse um Goony. Acho que o juramento não fica na primeira folha atoa, rs! Eu ouço muito falar que coisas feitas nos anos 80 se tornam atemporais, acho que é a magia da década, porque não importa o ano em que se essa história se passa, em qualquer época, ela continuaria incrível.


A edição da Darkside é LINDA! Eu já tinha ouvido elogios sobre a editora, mas nunca tinha tocado em nenhum livro. Os Goonies em especial, apesar da edição ser em brochura, é super caprichada. Cada final de capítulo tem uma folha preta, no final, antes do epílogo, tem uma ilustração, vem com o mapa ilustrado dentro do livro e todos os capítulos começam igual esse aí em cima, e a edição que eu comprei veio no box Filmes Para Ler, cada livro vem com um marcador com imagens do filme. Darkside é amor <3 Se você é fã de bons livros, recomendo muito essa leitura! Eu podia passar o dia inteiro falando de como esse foi um livro incrível, mas vou parar por aqui, e se você quer uma segunda opinião, assista o vídeo da Vi e ame esse livro como eu amei!



6 Comentários

  1. oi ludi, nao conheci a historia, mas essas fotos nao me animaram, assustador amiga haha D:
    ludi me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O marcador de Os Goonies é que está por cima, é um infanto-juvenil de aventura, não é terror nem suspense, sério, não sinta medo hahahaha, os outros dois são de A Noite dos Mortos Vivos e Psicose que veio Box da Darkside, esses sim são de dar medo, vou visitar sim, beijo :D

      Excluir
  2. Oi, Ludmila!
    Fiquei com mega vontade de ler e isso é bom e ruim. Bom porque adoro livros e ruim porque já tenho uma extensa lista de livros a serem lidos em 2015 haha!

    Bom, vi sua mensagem no blog antigo e vim pra cá. Me identifiquei um pouco. Comecei no blogger e fiquei lá cerca de 5 anos. Ai criei um blog no worpress e tive muitas dificuldades (e ainda tenho algumas). Por isso, resolvi voltara para o blogger, MAS não fiquei uma semana, acho. Voltei correndo para o worpress HAHA. Enfim, em qualquer plataforma, te desejo sucesso com o blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que de 2010 pra cá, se fiquei um mês sem usar o Blogger foi muito, isso deve ter ajudado eu não me adaptar ao WordPress (apesar de eu ter ficado lá só por 10 meses...), gosto daqui, acho que é uma coisa minha hahaha. Obrigada pelo recado e sucesso pra ti também <3 (E inclua Os Goonies na sua lista, nem que seja lá pro finalzinho hahahaha)

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ler esse livro!
    Já tinha me apaixonado por uma edição quando recebi propaganda de uma oferta dele, mas perdi de comprar :/
    Mas esse box também me chamou a atenção pelos outros livros (:
    Beijos!
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter comprado a edição especial de capa dura que vem com um mapa separado, me arrependi de não ter aproveitado, mas pelo menos levei três por 26 reais numa promoção do Submarino! Vale muito a pena, e a Darkside caprichou nos três livros :D

      Excluir