Olá, pessoa! Não sei se você percebeu, mas essa semana os posts ficaram meio fora de ordem. Eu tinha até programado alguns textos, mas todos estão pela metade ainda, e ter viajado no final de semana acabou consumindo meu tempo e as ideias. Daí eu trouxe um meme pois memes são amigos, e esse em especial é um meme literário, mais amigo ainda. 



Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. A história de um fotógrafo, sobre amor, decepções e a vida. Em forma de relato. Aproximadamente página 60. Sim.

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
O último livro que li foi Para cima e não para o norte, até agora não entendi muito bem sobre o que exatamente é a história, por isso não fiz resenha. Mas superficialmente é sobre um Homem Plano que vive no mundo dos livros... literalmente. O próximo livro que pretendo ler, se eu não mudar de ideia, será Contos do esconderijo, alguns contos da Anne Frank que não sei dizer se estão ou não no diário (e depois começar a ler o Diário em si).

Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Pelo assunto. Leio/vejo/recebo uma indicação e se eu me interessar pelo assunto vou atrás. Agora por exemplo estou com vontade de ler sobre história do Japão já que estava conversando sobre isso mais cedo, e assim vai. Depois leio a sinopse - ou não. Depois vejo quem escreveu. Mas se foi um autor que eu já conheço e gosto, J. K. Rowling por exemplo, vou pelo autor independente do assunto do livro.

Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Não necessariamente. Depende muito da história do livro em si, se for do meu interesse, vou ler, mas não acompanho lançamentos e não sei o que está na moda.

Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Eu comecei a ler com gibis da Turma da Mônica e tenho vontade de voltar a ler HQs, ultimamente de heróis, mas por enquanto estou lendo apenas mangás. Não tenho nenhum gibi favorito para indicar mas se fosse para indicar um mangá seria Sasameki Koto, shoujo ai que é só amor <3

Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
¯\_(ツ)_/¯

Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Sim, seria uma fantasia, mas não tenho esse dom. Eu nunca consegui terminar nenhuma história. (Pretendo terminar um dia mas não tenho a mínima vontade de ser publicada, pelo menos não em ficção).

Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
A Luneta Âmbar por motivos de: terminei de ler às cinco horas da manhã no meio da semana e só conseguia chorar com aquele final. Foi cruel Philip Pullman, cruel. 

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Wait, um livro que vira uma série de doze ou séries de TV? Pra primeira opção: odeio. Nunca aconteceu, mas achar que a história fecha ali e depois o autor vem com mais doze livros é horrível. Sobre séries de TV, nada contra, inclusive gosto. (Só não assisti GOT ainda pois quero ler os livros antes.)

Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Spoilers não me assustam e na minha opinião alguns são essenciais. Eu ia desistir de O Filho de Netuno não fosse um spoiler que li sem querer. Fico mais interessada no como do que no fato em si. (Apenas abrindo um parenteses aqui, isso é só com os livros, odeio quando me contam o que vai acontecer no filme. ODEIO.)

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Saber contar histórias? Ter uma história bem contada? SABER CONTAR HISTÓRIAS. Não importa que história seja, sendo bem contada, é o que importa.

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Sem preferências. E sim, pode. Quando a história é narrada em primeira pessoa ficamos preso naquele personagem e só sabemos o que ele sabe, somos guiados por ele, certas histórias precisam de mais espaço para acontecer.

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
"Se você não vê nada diferente, se você não se arrisca, se você não quebra a cara, nada muda mesmo." – Vacaciones

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Não :/ Eu frequentei a biblioteca municipal lá na minha casa dos 10 anos de idade, depois nunca mais. Mas na escola meu lugar favorito era a biblioteca (junto com a cantina), e eu pegava por volta de três livros que eu me lembre. Hoje em dia eu só compro livros, não vou mais a biblioteca.

eu, ao entrar em uma livraria

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Ah, não consigo escolher. Qualquer um da minha lista de desejados do Skoob ;)

Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Não me apegar a história ou aos personagens. Não sou de abandonar livro, inclusive faz um ano que estou lendo Os Três Mosqueteiros. A história é cansativa? Sim, mas me apeguei. ¯\_(ツ)_/¯

Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
Tudo isso e mais um pouco. Ler abre a mente e te leva a lugares antes inimagináveis, você viaja sem sair do lugar e consegue sentir várias coisas ao mesmo tempo. Ler é um exercício incrível.

Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que?
Eu não lia e-books até baixar o APP do Kindle. Gostei da experiência, mas ainda prefiro o bom e velho livro físico para sentir, cheirar e chorar abraçada no final. Os e-books são bons por motivos de livros de 800 páginas acabam com a coluna de quem lê na rua, mas os livros físicos não serão substituídos, isso é lenda.

Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Vamos por partes, têm perguntas demais nessa pergunta. Todo tipo de literatura é válida. E os clássicos vêm com o tempo. A pessoa pode ler quantos livros de banca ela quiser, mas na minha opinião, ela mesma vai buscar os clássicos com o tempo. Acontece o amadurecimento literário, se posso chamar assim.

Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
– Pollyanna, de Eleanor H. Porter. Eu reli esse livro apenas milhares de vezes. Foi meu primeiro livro-livro, sem ilustrações, sem balões, história completa. E eu aprendi o Jogo do Contente que trago comigo até hoje, quase dez anos depois. Ele conta a história de Pollyanna, já órfã de mãe, agora de pai, que aos 11 anos se vê obrigada a morar com a tia, sua única parente viva, e Pollyanna será a responsável por levar vida ao casarão de Miss Polly e a cidade de Beldingsville.
Harry Potter, de J. K. Rowling. Vou me limitar a dizer: saudades quarta série. Saudades 2004. Tem um texto sobre meu amor por HP aqui.
– A trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman. Amor, amor, muita dor e mais amor por esses livros.


Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Luna Lovegood, de Harry Potter. Eu era meio Luna. Eu ainda sou meio Luna. A Luna é incrível, caras.
Pollyanna, de Pollyanna. "– Oh, o jogo é encontrar em tudo qualquer coisa para ficar alegre, seja lá o que for, explicou Pollyanna com toda a seriedade."
Snape, de Harry Potter. Ok, talvez não favorito, mas eu passei seis livros odiando o coitado para acontecer o que aconteceu no final. Eu tenho um carinho pelo Snape, ele é um dos personagens mais humanos que já tive o prazer de ler. Ele foi incrível. E turn to page 394.


Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.
J. K. Rowling, Philip Pullman e John Green. Certo, já estou ficando repetitiva. Eu só li FDU do Pullman, mas pra mim ele já é incrível, quero ler mais dele em breve. Tio Verde porque ele me fez gostar de YA e estou em abstinência já, acho que vou pegar Will & Will para ler (ou quem sabe reler ACEDE de novo pela milésima vez). Vou nem me dar ao trabalho de falar da Rowling.

Dia 23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?
Eu leio de tudo um pouco naturalmente. Minha zona de conforto é a fantasia e dos 21 livros que li até agora esse ano, mais ou menos metade não estram nesse gênero. Depende do meu humor. E estou buscando ler outros países, mas confesso que de onde vem o livro a última coisa com a qual me preocupo.

Dia 24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.
Eu normalmente não leio livro achando que não vou gostar. Mas um livro que li sem expectativas foi Lonely Hearts Club e acabei amando o livro, eu não sabia uma virgula da história e me surpreendi. Tem resenha dele aqui.

Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.
A Noite dos Mortos-Vivos. Eu não achei que fosse amar, mas pelo gostar um pouquinho, acabou de do meio pro final eu quis jogar o livro fora e odiei o final com todas as minhas forças. Quem me segue no twitter viu minha revolta. Emprestei o livro pra nunca mais olhar pra ele na minha estante. 


Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus.
Prefiro ler em movimento constante. Em casa só consigo ler com barulho de chuva ou de madrugada. Eu preciso comer ou beber alguma coisa quando leio em casa. Uso post-its da cor da capa do livro, ou de uma cor aproximada, ou coloco rosas e azuis. (Tenho vídeos sobre isso se você quiser ver: Como eu leio + gostos literários pessoais e a tag Hábitos de Leitura.)

Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê?
Orgulho e Preconceito. Todo mundo fala bem, minha amiga ama, é um clássico... e eu ainda não li porque fico adiando e nunca compro o livro. Simples.

Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”.
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
Apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley
O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien

Não necessariamente nessa ordem.

Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
O Diário de Anne Frank, ahuhahe. Sério que eu preciso falar sobre esse livro? Eu gosto de história e essa parte da história em si sempre me interessou muito, então leio tudo que é possível sobre.

Dia 30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.
A Noite dos Mortos-Vivos que já citei lá em cima. Não me faça repetir o gif. Pois ele merece.

Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Difícil, então vamos fingir que esse é o top 5 do melhores do ano (por ordem de leitura, não me faça escolher) - todos linkados para suas respectivas resenhas:
Os Goonies, de James Kahn
O Hobbit, de J. R. R. Tolkien
O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
A Garota que perseguiu a Lua, de Sarah Addison Allen
Vacaciones, de Ana Paula Barbi

Por hoje é só, quem quiser fazer, sinta-se indicado ^-^

2 Comentários

  1. Eu gosto muito de Orgulho e Preconceito e tô com vontade de ler Pollyana faz um tempo já, você me lembrou hehe
    Te indico Holocausto Brasileiro da Daniela Arbex <3 é um livro-reportagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA POLLYANNA!!!!! <3

      Pretendo ler Orgulho e Preconceito o mais breve possível, eu mesma não aguento mais enrolar. E a indicação está anotada ^-^

      Excluir