De volta ao ano de 2010, segundo ano do colegial, não fossem os estudos orientados eu teria bombado em química e física, e disposta a passar naquela prova do capiroto eu apelei pra minha última solução, cantar. Não, eu não cantei na sala de aula. O que acontece é que eu nunca fui boa em exatas e não importava o que eu fizesse para tentar absorver aquela matéria, aquilo não entrava na minha cabeça, até que um certo episódio de Hannah Montana apareceu na minha frente e eu me perguntei: por que não?


Pra quem não sabe, nesse episódio a Miley precisa passar na prova de biologia ou ela não poderá viajar. Tudo o que eu queria era passar na prova de química pra terminar o ano mesmo. Sempre fui a aluna que nunca bombou e não seria dessa vez. Eu já estava desesperada e querendo desistir daquilo tudo, já estava convencida que não ia terminar o ensino médio e ia terminar vendendo minha arte na praia #dramas, e então resolvi escrever minha própria versão d'A Dança dos Ossos. E por que eu estou compartilhando isso aqui hoje? Porque eu estava folheando um caderno velho pra ver se posso me livrar dele e encontrei a letra da Dança do Mol. (Ela não se chama Dança do Mol, na verdade, eu não dei nome aos bois, mas chamaremos de Dança do Mol até segunda ordem.). Oh, a letra:

Dança do Mol

Toda essa matéria, aprender requer esforço,
Então vamos deixar de blá-blá-blá porque eu quero passar.

M em massa molar, g/mol tá no ar
6x10²³ , vamos contar mais uma vez
Volume molar é um barato
Ele é ocupado por 1 mol, de fato
S, L e G são variáveis de estado
Não deixe a massa molecular de lado
E as CNTP, não vão te deixar deprê
Elas valem 273k (é, é, é)
Na pressão de 1 atm

(Refrão)
Pra geral dos gases
PVT duas vezes
Gases perfeitos PV = nRT
Soluto e solvente é uma solução
Quando dilui abaixa a concentração
Basta prestar atenção!

Dançando e mexendo, vamos aprendendo
Estado-padrão é a condição de 1 bar de pressão
Endo é diferente, absorve, assim a gente aprende
E tem a que libera, é a exotérmica
Solução saturada é assim,
Ela apresenta a quantidade máxima de soluto pra mim


Agora se você está se perguntando se deu certo, bom, na teoria. Eu finalmente consegui gravar todas aquelas fórmulas, mas seria uma pena se eu não soubesse onde aplica-las. Ops. No fim da história mudei de escola, fiz a prova de outro professor e terminei o ensino médio normalmente. E a Dança do Mol ficou gravada para sempre em nossos corações na minha cabeça. Ou até eu me entreter com outras coisas e esquecer que um dia ela existiu e numa segunda-feira aleatória eu me encontrar com essa parte do meu passado.

Minha eu de 16 anos era criativa nesse nível.

Deixe um comentário