Um ano depois do reinado do Grande Rei Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia, equivalente há anos e anos em Nárnia, os protagonistas são chamados em desespero pelo atual príncipe e futuro rei, Caspian, cujo o tio está tentando matá-lo pois o mesmo não precisa mais do garoto para assumir o trono, então nossos quatro personagens já conhecidos voltam a Nárnia para ajudá-lo. Nárnia já não é mais a mesma da Idade do Ouro, ela foi tomada pelos telmarinos (parentes do príncipe) e os mais velhos já não creem mais na antiga Nárnia, e fazem de tudo para as crianças também não acreditarem nas fantásticas histórias de animais falantes e seres da floresta, e muito menos em Aslam. Exceto o príncipe dessa história que vai atrás dos antigos narnianos tentar mudar o curso da história.

A história continua envolvente como nos livros anteriores, apesar de mais rápida. Lewis deixa um gancho falando que ainda não acabaram as crônicas e você fica com vontade de saber qual será a trama da próxima. A partir daqui começamos a dar adeus a Nárnia, assim como Pedro e Susana, estamos ficando velhos demais. Como foi dito lá no segundo livro: "Mas não tentem seguir o mesmo caminho duas vezes. Na verdade, vocês nem devem fazer coisa alguma para voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer." - pelo menos para nós, leitores, Nárnia continuará acontecendo toda vez que abrirmos os livros.

O livro não foi ruim de forma alguma, só senti que faltou alguma coisa, ou que as coisas, como já foi dito, aconteceram rápido demais. Enquanto as outras leituras pareceram ter demorado mais, parece que li "Príncipe Caspian" num piscar de olhos.

Sou suspeita agora para indicar a leitura (e a série toda) pois depois desse livro me apeguei emocionalmente a história, mas fica a dica pra quem quer voltar a ser criança e quer ler uma história fantástica - em todos os sentidos.

"Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

2 Comentários

  1. Já faz bastante tempo que li As Crônicas de Nárnia (a série completa), e apesar de não lembrar bem como me senti com relação a cada livro, sinto um carinho muito especial pela magia das crônicas e seus personagens. É como voltar a ser criança. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um problema que é enjoar se eu tentar ler todos juntos, mas me apaixonei <3

      Excluir